NALY DE ARAUJO LEITE

NALY DE ARAUJO LEITE
FALSA DEMOCRACIA

terça-feira, 8 de março de 2016

GABARITO CONCURSO PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA VELHA - SC - EDITAL 003/2015 - SAÚDE - COMENTANDO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE - ACS



EM RELAÇÃO A PROVA, TENHO A COMENTAR QUE FOI MUITO RAZOÁVEL, LEVANDO EM CONTA AO PÚBLICO AO QUAL FOI DIRIGIDO, PRINCIPALMENTE A DE AGENTE DE SAÚDE COMUNITÁRIO.
MAS, ADVIRTO QUE O GABARITO DAS QUESTÕES 11 E 20 SÃO DISCUTÍVEIS, E MUITO DISCUTÍVEIS, CABENDO RECURSOS.
MEU PARECER, É QUE AS RESPOSTAS MAIS CORRETAS SÃO :
11 - LETRA "B" NO GABARITO PRELIMINAR SE APRESENTA COMO "A";
20 - LETRA "C" NO GABARITO PRELIMINAR SE APRESENTA COMO "B"

COMENTÁRIO - QUESTÃO Nº 11:

Enunciado da questão:
Em relação aos conceitos de territorialização, Microárea e área de abrangência, é  INCORRETO:

ALTERNATIVA NO GABARITO PUBLICOU LETRA "A" COMO INCORRETA:

A) A PALAVRA TERRITORIALIZAÇÃO ESTÁ LIGADA A CADA MICROÁREA, GEOGRAFICAMENTE DELIMITADA E ESTABELECIDA. ONDE PODE-SE DETER ESTE CONCEITO ESTÁTICO BASEADO EM PROCEDIMENTOS RÍGIDOS.ADENDO "CONCEPÇÃO "SAÚDE" SERIAM NECESSÁRIOS NOS DOIS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES RECORRENTES, E AINDA ASSIM, HAVERIAM PROBLEMAS:

Minha argumentação baseada LINK  http://www.esp.mg.gov.br/wp-content/uploads/ 2012/09/ACS-Unidade-3-Guia-do-Aluno.pdf, MAS O MEU ALVO É TORNAR "INCORRETA"  QUESTÃO "B" POR SER A RESPOSTA CERTA.


" Na Geografia há no mínimo duas correntes de pensamento que apreendem de forma distinta a questão do espaço.
A primeira o apreende de forma naturalizada, como um espaço físico que está dado, onde o ambiente em que se vive é alguma coisa externa à vida da sociedade.Para os defensores de tal concepção são os critérios geográficos e/ou geo-políticos que delimitam os espaços – estes, dados pelos interesses do Estado, onde o social é mais uma variável – que vão definir o território, área, região ou localidade. Esta concepção, ao ser adotada pelo setor saúde, por exemplo, na delimitação de área de responsabilidade de uma equipe de Saúde da Família, definiria apenas um local onde se opera a base do sistema, isto é, o número de família a ser considerado, a localização dos equipamentos de saúde e outros, o número de equipes por área de abrangência, distribuição da população por faixa etária, dentre outras variáveis. Tal abordagem limita-se a uma descrição estática do espaço onde deve atuar a equipe de Saúde da Família. 
Existe  um conceito em relação a descrição estática do espaço de atuação da Saúde. ALTERNATIVA "A"

Não vou discutir as questões a não ser a ALTERNATIVA "B"
QUAL O CONCEITO-CHAVE DA GEOGRAFIA?
SEGUNDO A QUESTÃO É O "LUGAR".
Vejamos:

1 - PAISAGEM: UM CONCEITO CHAVE NA GEOGRAFIA. Emerson Lizandro - e fortlecido em seu conceito: "Também G. Bertrand desenvolve uma análise da paisagem enquadrada nesta linha, tornando o conceito de geossistema mais difundido na Geografia."http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal12/Teoriaymetodo/Conceptuales/23.pdf&gws_rd=cr&ei=OGvfVvXyHMHAwATm5Y-gCA


2 - Espaço, um conceito-chave da geografia de Roberto Lobato Corrêa.
confira: https://naqueleblogtem.wordpress.com/2012/04/26/espaco-um-conceito-chave-da-geografia-de-roberto-lobato-correa/

3 -  “Espaço, um conceito-chave da geografia” do Roberto Lobato Corrêa, espero que o texto esteja elucidativo e possa contribuir para a assimilação do conteúdo.
O autor inicia o texto estabelecendo certo debate acerca da palavra espaço e suas diversas definições. Cita desde 12 distinções dadas pelo dicionário até as diversas acepções também estabelecidas pelas mais diversas áreas e disciplinas – matemáticos, economistas, psicólogos etc.

ANTES DE MAIS NADA POSTO AQUI A QUESTÃO DE Nº 11 DA PROVA DE AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE - QUESTÃO DE Nº 11 - 

Questão 11
Em relação aos conceitos de territorialização, microárea e área de abrangência, é INCORRETO:

A) A palavra Territorialização está ligada a cada microárea, geograficamente delimitada e estabelecida.
Onde pode-se deter este conceito estático baseado em procedimentos rígidos.
B)O território contém inúmeros lugares; e lugar é um conceito-chave da geografia. Nessa porção do espaço onde se desenvolve a trama das relações sociais de cada indivíduo, e que produz a identificação com o lugar. O significado de cada lugar é dado pelo seu uso: lugar de produzir ou lugar de consumir, lugar de adoecer e lugar de curar; lugar de amar e lugar de lutar.
c)Área de abrangência: corresponde a área de responsabilidade de uma unidade de saúde, baseada na lógica da vigilância em saúde. Apoia em critérios de acessibilidade geográfica e de fluxo da população. Essa nomenclatura é a que mais se adequa à filosofia do PSF.
Concebendo a paisagem a partir de uma visão sistêmica, o autor apresenta sua
definição:
A paisagem não é a simples adição de elementos geográficos disparatados.
É, em uma determinada porção do espaço, o resultado da combinação
dinâmica, portanto instável, de elementos físicos, biológicos e antrópicos que,
reagindo dialeticamente uns sobre os outros, fazem da paisagem um
conjunto único e indissociável, em perpétua evolução. (BERTRAND, 1972,
p.14
Dentre todas as relações estabelecidas em conceituando lugar, o significado de lugar não confere pelos "tantos usos relacionados em tal conceituação ou corrente doutrinária".
D)Microárea: é um segmento da divisão geográfica da  área de abrangência, composto de domicílios, sob a responsabilidade de um Agente Comunitário de Saúde.




ESTOU NA DEFESA DA OPÇÃO B COMO INCORRETA.


Em definições:


lugar
substantivo masculino
1.       1.
parte delimitada de um espaço; local, sítio, região.
"procura um l. reservado para morar"
2.       2.
local onde se está ou se deveria estar; posto, posição, ponto.
"de seu l. ele podia ver quem se aproximava da casa"
3.        
Quando fazemos o uso de palavras com extensões diversas a distanciamos de sua origem etimológica.
Além da falta de identificação com os conceitos lançados para as diversas práticas, "ha uma confusão" em termos de desenvolvimentos de correntes e doutrinas.
Ao surgir uma nova função e cargo, como o de ACS, relativamente novo, desde ALMA ATA, pode-se alegar, em extensões nas diversas ciências com as quais obrigatoriamente ou não se relacionam tais cargos ou funções.
Na relação Programas de Saúde, ACS, temos nesta questão, um exemplo, a questão B que trouxe definição de lugar na 2ª parte da questão INCORRETA pela distância lexical aos termos de seu enunciado.
LUGAR NÃO É CONCEITO CHAVE EM GEOGRAFIA,
Ao traçar essa afirmação, não foi delineada a Geografia Humanística, e ao mesmo tempo em que o território é um resultado, onde relações sociais se concretizam, se colocou que no LUGAR se articulam as forças e relações sociais, mas o resultado é no Território, então:
- um resultado e condição para realização das relações sociais;
- lugar tem significados individuais,, e o ACS vai absorver e relacionar geograficamente o significado de cada lugar, até o de amar?
Como é isso?
A Geografia do lugar de amar?
A Geografia do lugar de morrer?
 Geografia do lugar de adoecer?
É ABSURDO!
Foi uma adaptação infeliz, ainda alego que, todos os autores mencionados entre (parênteses) dentro do canal do que se extraiu a 2ª parte da questão, nenhum deles trás esse conceito, começo citando um dos mencionados:

DEFININDO LUGAR - ESCRITORES E GEÓGRAFOS:
1 - CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço: um conceito-chave da geografia.
Bibliografia

CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço: um conceito-chave da geografia. In: CASTRO, Iná Elias, GOMES, Paulo César da Costa, CORRÊA, Roberto Lobato (orgs.) Geografia: Conceitos e Temas. 5ª edição. Bertrand: Rio de Janeiro, 2003

“... Lugar e região, tem sido diferentemente conceitualizado segundo as diversas correntes da geografia. Ressalta-se, a propósito, que o debate tem sito extremamente salutar pois se revela conflitos, permite, por isso mesmo, avanços na teoria geográfica... o embate conceitual não é exclusivo a geografia: vejam-se, por exemplo, os conceitos de valor entre os economistas, classe social entre os sociólogos e cultura entre os antropólogos.”(p.16)

http://professoralaisacabral.blogspot.com.br/2011/12/correa-roberto-lobato-espaco-um.html

2 - AUTOR SOUZA 

O Lugar no mundo e o mundo no lugar O conceito de lugar na Geografia tomou inúmeras interpretações, tendo sempre a necessidade de adjetivá-lo, a saber: lugar da existência, da co-existência, da co-presença, da solidariedade, do acontecer solidário, da dimensão do espaço cotidiano, do singular e do subjetivo. O lugar, de maneira geral é um espaço sensato, isto é, apropriado ao nosso sentido, um espaço que nos convém, um espaço sensível. Mas um espaço orientado, um espaço de orientação, que permite responder a pergunta: Onde estamos? Enfim, é um espaço que dá lugar ao sentido, ao bom senso, ao pensamento sensato. Um lugar se abre para outros lugares e o lugar de todos os lugares, o lugar comum, este é o mundo. É tênue a diferença, portanto, entre lugar e Mundo (SOUZA,1997). Mas como o mundo é dialético, assim sendo com o lugar, Souza (1997) afirma que os lugares parecem revelar todas as contradições do mundo: nos lugares esse mundo se revela cruel, perverso, tornando o cotidiano de cada um quase uma fatalidade. A autora claramente nos ensina sobre esta adjetivação e sobre sua importância na compreensão do lugar, sendo realmente seu valor objetivo, o valor do conhecimento, de uma outra possibilidade, um protesto a revolução.
ARTIGOS EM REVISTAS CIENTÍFICAS
Santos, Boaventura de Sousa (2013) “Chávez: l’héritage, les défis”, Marx Actuel, 54, 101-106
Santos, Boaventura de Sousa (2012) "Plurinationaler Konstitutionalismus und experimenteller Staat in Bolivien und Ecuador", Kritische Justiz, Vol. 45, 2, 163-177.
Santos, Boaventura de Sousa (2012), "Public Sphere and Epistemologies of the South", Africa Development, Vol. XXXVII, Nº 1, 43-67.
Santos, Boaventura de Sousa (2012), “The University at a Crossroads”, Human Architecture: Journal of the Sociology of Self-Knowledge, X, Issue 1, Winter 2012, 7-16.
Santos, Boaventura de Sousa (2011), “A Encruzilhada da Universidade Europeia”, Revista do SNESup, 41.
Santos, Boaventura de Sousa (2011), "Épistémologies du Sud", Études Rurales, 187, 21-50.
 .http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/viewFile/16506/9215

Apresenta-se, ainda, "lugar" como conceito chave da Geografia.
E não é.
O conceito de LUGAR se apresenta em última instância em todas as pesquisas realizadas, e ainda como se fundindo com o conceito de ESPAÇO, e surgindo  a partir dele.
Muita graduação para o conceito de LUGAR, é neste sentido que se perdem definições e conceitos, quando "ultrajamos" as devidas hierarquias dentro do estudo geográfico, LUGAR É CONSEQUENTE DO ESPAÇO, SUA FUNÇÃO E DEFINIÇÃO E não CONCEITO-CHAVE DE GEOGRAFIA COMO APONTADO NA LETRA B DA QUESTÃO 11.
CONFIRAM:
http://marcosbau.com.br/posts-variados/conceitos-chave-e-categorias-na-geografia-e-sua-interdisciplinaridade-nas-relacoes-internacionais/
- A QUESTÃO 11 TRÁS ESSE CONTEÚDO QUE SE PODE ENCONTRAR NO CANAL ABAIXO CITADO:
"o território nunca está pronto, mas sim em constante transformação. Ao mesmo tempo que território é um resultado, é também condição para que as relações sociais se concretizem. E, sendo construído no processo histórico é historicamente determinado, ou seja, pertence a uma dada sociedade, de um dado local, que articula as forças sociais de uma determinada maneira. O significado de cada lugar é dado pelo seu uso: lugar de produzir ou lugar de consumir; lugar de adoecer e lugar de curar; lugar de amar e lugar de lutar. SE ENCONTRA NA INTERNET TAIS COLOCAÇÕES., essa, enviada por Gabriela -  https://www.passeidireto.com/arquivo/1725657/sanare_ano_iv_n1_net1/17
Temos correntes e correntes, assim sendo, certas para alguns, erradas e discordantes para outros.


Em verificando com exposições outras, temos:
Geógrafo - YI FU TUAN determina lugar dentro da Corrente Humanística como sendo o "lugar" como sendo porção do espaço em relação ao qual  se desenvolvem afetos a partir da experiência individual ou grupos sociais. Portanto o autor Tuan trata a relação entre espaço e tempo na construção do lugar. Para Yi Fu Tuan o lugar é uma área que foi apropriada, transformando um espaço  indiferente em lugar, o que por sua vez implica na relação com o tempo de significação deste espaço e lugar."O lugar é um mundo de significado organizado".http://marcosbau.com.br/posts-variados/conceitos-chave-e-categorias-na-geografia-e-sua-interdisciplinaridade-nas-relacoes-internacionais/




Bibliografia selecionada[editar | editar código-fonte]
·         TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.
·         TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980.
·         TUAN, Y. F. A Geografia Humanística. In: CHRISTOFOLETTI, A. (Org.). Perspectivas da Geografia. São Paulo: Difel, 1982. Cap. 7, p. 143-164.
·         TUAN, Y. F. Paisagens do medo. São Paulo: Unesp, 2006.
Referências
1.     Ir para cima Luis Lopes Diniz Filho. Fundamentos epistemológicos da geografia. 1. ed. Curitiba: IBPEX, 2009 (Metodologia do Ensino de História e Geografia, 6), p. 164-165.
2.     Ir para cima Yi-Fu Tuan. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980.


Segundo o léxico, local é limitado a uma região e território à área de um país, estado, província ou cidade. No entanto, a maioria das pessoas usa indistintamente as palavras local, região, área e território atribuindo-lhes o mesmo significado quando se trata da delimitação de um espaço geográfico. Na Geografia há no mínimo duas correntes de pensamento que apreendem de forma distinta a questão do espaço. A primeira o apreende de forma naturalizada, como um espaço físico que está dado, onde o ambiente em que vivemos é alguma coisa externa à vida da sociedade. Para os defensores de tal concepção são os critérios geofísicos e/ou geopolíticos que delimitam os espaços – estes, dados pelos interesses do Estado, onde o social é mais uma variável – que vão definir o território, área, região ou localidade. Esta concepção, ao ser adotada pelo setor Saúde, por exemplo, na delimitação de área de responsabilidade de uma equipe de Saúde da Família, definiria apenas um local onde se opera a base do sistema, isto é, o número de famílias a ser considerado, a localização dos equipamentos de saúde e outros, o número de equipes por área de abrangência, distribuição da população por faixa etária, dentre outras variáveis. Tal abordagem limita-se a uma descrição estática do espaço onde deve atuar a Equipe de Saúde da Família. Essa concepção de apropriação de espaço naturalizado, previamente estabelecido, presta-se, ou melhor, é eficaz, quando adotamos a concepção de saúde apoiada no modelo biomédico que a considera como ausência de doença e, esta definida como alteração fisiopatológica. Portanto, também naturalizada, biologizada e, ao tratar o social, o faz reduzindo-o a um conjunto de características individuais, os chamados “fatores sociais”, não assumindo o dinamismo da construção do espaço como processo social.

Realmente,  questão "B" É A INCORRETA


RECURSO É UM MEIO DE TENTAR SE COLOCAR MELHOR EM UM CONCURSO, EM TERMOS DE CLASSIFICAÇÃO, MAS TAMBÉM, UMA OPORTUNIDADE DEMOCRÁTICA DO EXERCÍCIO DE CIDADANIA, UMA QUESTÃO PODE FAZER TODA DIFERENÇA.
ESSA É UMA AÇÃO QUE PODE BENEFICIAR, TRAZER MAIOR CONHECIMENTO, E ESCLARECER DÚVIDAS. NALY DE ARAUJO LEITE


OUTRA QUESTÃO RECURSADA:

Nº 20

Questão20

Dentre as atribuições do Agente Comunitário de Saúde durante  a visita domiciliar, qual a ação deve ser desenvolvida?

a) Consulta de gestante
b)Visita ao recém-nascido e a puérpera
c)Colocar o cartão de vacinas em dia, administrando as vacinas em atraso
d)Realizar diagnóstico de tuberculose em pacientes com tosse a mais de 3 semanas.



RESPOSTA QUE ESTOU CONTRADIZENDO E DO EDITAL PRELIMINAR - LETRA B
RESPOSTA QUE ESTOU DEFENDENDO - LETRA C


EXPOSIÇÕES DE MOTIVOS: 


QUESTÃO 20 – AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
Ações a serem desenvolvidas durante a visita pela ACS.
Assim, recorro ao “uso do vocábulo administrar”, em primeira instância pela origem
etimológica do vocábulo, primado de todos os vocábulos de nossa Língua:
ADMINISTAR: A etimologia de administração é latina: “administratìo, ónis”. Trata-se de «acção de prestar ajuda, execução, administração, gestão, direcção.
CANAL: CYBER DÚVIDAS DE LÍNGUA PORTUGUESA -https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-etimologia-de-administracao/10616

LETRA C
“Colocar o cartão de vacinas em dia, administrando as vacinas em atraso”.
A prova avaliativa é direcionada à área da saúde.
Mas, o CONCURSO é direcionado às candidatas a ocupar o cargo de ACS (Agente Comunitário de Saúde), portanto, a linguagem deve ser coordenada para função em certame.
O ponto básico da comunicação e uma acertiva elaboração de provas consiste dentre
outros meios, em se comunicar na mesma linguagem aos candidatos que pleiteiam o
mesmo cargo – SAÚDE – ACS – Nível Fundamental.
Em uma visita, a ACS solicita cartão de saúde para que os menores não vacinados ou em atraso com suas vacinas possam estar em dias e sem incorrer riscos.
A palavra administrar, portanto, se enquadra como coodenar, organizar, em termos de acompanhamento, organização e até mesmo coordenar aquela determinada responsabilidade a bem da família. direcionar à sala de vacinação e todos os procedimentos dentro de suas funções.
O ACS pode aplicar medicações injetáveis ou vacinações injetáveis?
Sim, desde que capacitado dentro dos cursos que são oferecidos pela Unidade.
Mas, até então, recorro para entendimento da plavra “administrando” como sendo da interpretaçõ de “orientando,  ajudando, direcionando”, pela função que lhe é atribuída.
Vou ser mais clara, traçando comparação, supondo, ÁREA DE ENFERMAGEM:

“A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência), significando aquele que realiza uma função, um serviço, sob um comando, para outro, estando frequentemente associado à função de controle.
Na sua origem a administração e o controle tinham como características a rigidez e a coerção, com a evolução da prática e da teoria geral da administração, as formas de controle foram se transformando incorporando a flexibilidade, participação e negociação como estratégias.
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
PLANEJAR-ORGANIZAR-DIRIGIR-EXECUTAR-CONTROLAR
 Atualmente a palavra administração sofreu uma transformação radical, sua tarefa passou a ser de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-lo em ação organizacional. Isto é feito através de:
  • Planejamento
  • Organização
  • Direção
  • Execução
  • Controle
A finalidade é de alcançar os objetivos da maneira mais adequada à situação e garantir a competitividade de um mundo de negócios altamente concorrencial e complexo.”(Ciências de Enfermagem – canal https://cienciasdeenfermagem. wordpress.com/administracao-em-enfermagem/)
Definições de Administração
Administração é uma ciência social aplicada responsável pelo planejamento, organização, direção e controle dos recursos (humanos, financeiros, materiais, entre outros) de uma organização. Theo Haimann, autor de diversos livros sobre o assunto, refere-se à tarefa administrativa como a atividade responsável pela determinação de políticas gerais com vistas ao estabelecimento de projetos a fim de que objetivos sejam alcançados.
De acordo com Idalberto Chiavenato, a palavra Administração é oriunda do Latim onde ad denota direção/tendência para, e minister significa subordinação/obediência. Ainda com referência ao autor através de sua visão pós-moderna, administrar significa “criar condições ideais de solidariedade para que as pessoas possam se ajudar mutuamente e gerar valor e riqueza de modo eficiente e eficaz”.
Seguem abaixo as mais recorrentes definições sobre o tema:
“Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar”. (Jules Henri FAYOL – 1981)
“Administrar é o processo de dirigir ações que utilizam recursos para atingir objetivos”. (Jucélio PAIVA – 2011)
“A administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos”. (Antonio César AmaruMAXIMIANO – 1997)
“Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros”. (Patrick J. MONTANA e Bruce H. CHARNOV – 1998)
“Administração é um processo distinto, que consiste no planejamento, organização, atuação e controle, para determinar e alcançar os objetivos da organização pelo uso de pessoas e recursos”. (George TERRY – 1953)
“Administração é simplesmente o processo de tomada de decisão e o controle sobre as ações dos indivíduos, para o expresso propósito de alcance de metas predeterminadas”. (PETER Ferdinand DRUCKER – 1989)
“Administração é um conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz de recursos, no sentido de alcançar um ou mais objetivos ou metas organizacionais”. (Reinaldo Oliveira da SILVA – 2001)
Portanto, fica percebido que independente da variedade e de certa heterogeneidade entre algumas definições e especialmente apesar da pluralidade atuacional concernente à Administração, este é um campo que abrange ações como a preparação de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos. Logo, e sobretudo, ao administrador cabe o papel de – Planejar; Organizar; Controlar; e (em dias atuais) Liderar. Referências:chiavenato.com/institucional/quem-e-idalberto-chiavenato.html
SILVA, R. O. Teorias da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.
Vejamos o que deve ou não fazer o ACS:
As funções do Agente Comunitário de Saúde
O ACS deve acompanhar o crescimento e desenvolvimento da criança, orientar sobre  campanhas de vacinação, sobre o uso das medicações e ver se as pessoas estão se medicando de forma correta, sobre o esquema vacinal dos adultos e idosos, sobre exames preventivos de mama e pré-câncer da mulher, orientar frente a exames clínicos de rotina, saúde bucal, doenças crônicas – diabetes, hipertensão e hábitos alimentares saudáveis – promover ações de educação para a saúde individual e coletiva, orientar sobre o funcionamento e rotina da Unidade de Saúde.
O que não cabe a Agente Comunitário de Saúde
O ACS não pode fazer curativos, verificar pressão arterial, aplicar injeções e realizar o teste de glicose (diabetes). Essas são atribuições da equipe de enfermagem. http://www.cruzeiro.rs.gov.br/o-papel-do-agente-comunitario-de-saude/
Recorro na questão de nº 20 de qualquer outra alternativa como sendo a correta senão a alternativa da letra  C) Colocar o cartão de vacinas em dia, administrando as vacinas em atraso, e a palavra “administrando” dentro do contexto não somente etimológico, mas direcionado ao fim e público ao qual se destina, ACS.
Alego, ainda que, em caso específico, administração de vacinas não consiste somente em administrações injetáveis, existem as vacinas aplicadas via oral, não sendo proibida tal execução pelo ACS.
A resposta B não está errada, mas atenções dadas ao cartão de vacinação foi prioritário dentre as tribuições do ACS dentre outras ações desenvolvidas, enquanto que, a partir de pouco tempo, se priorizou a visita tendo como especificidade o recém-nascido e a puérpera, inclusive, e, 2013, posso citar, Projetos form elaborados a visita e atenção ao recém-nascido e puérpera mediante “protocolo”, como algo “inovador”: Relatório técnico-científico apresentado para concorrer ao I Prêmio Inova BH, conforme Edital SMARH nº 01/2013, na categoria servidor.
De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica a visita domiciliar é uma atividade comum a todos os membros da equipe de saúde da família, e para os ACS é uma atribuição específica e obrigatória, cujas atividades devem englobar:
E ainda, a questão B foi específica, em relação a “visita ao recém-nscido e  puerpéria”, mas esse tempo determinado como sendo do 5º ao 10º dia, os procedimentos específicos são para médico e enfermagem, esses dois profissionais são vitais  ns ações a serem desenvolvidas, em tempo específico, puerpério, comprovo:
As visitas domiciliares realizadas atendem as diretrizes do Ministério da Saúde e são realizadas entre o quinto e o décimo dia após o parto. De acordo com o Ministério da Saúde, a assistência no puerpério deve ser tratada com respeito e atenção por meio de avaliação clínica rigorosa e exame físico completo da puérpera e do RN. Durante a visita domiciliar deve-se informar à puérpera sobre a importância do uso de sutiã para prevenir ingurgitamento das mamas, verificar a involução uterina e a ferida cirúrgica no caso de cesariana, e orientar sobre a deambulação mais precoce possível, inspecionar os lóquios (perdas de sangue, muco e tecidos do interior do útero durante o período puerperal), edemas, equimoses e hematomas (BRASIL, 2006). A visita puerperal tem como objetivos avaliar o estado de saúde da mulher e do recém-nascido e sua interação; orientar a puérpera e a família sobre a amamentação e cuidados básicos com o RN; esclarecer sobre o planejamento familiar e identificar situações de riscos ou possíveis problemas, para que se possam adotar medidas adequadas (BRASIL, 2006; GUIMARÃES; PRATES, 2006). Também visa conhecer as condições socioeconômicas e a estrutura familiar da puérpera, bem como, as práticas de cuidados e higiene de seu domicílio. É fundamental deixar que a puérpera expresse a sua vivência sem medo de ser julgada obtendo-se assim o máximo de informações que sejam relevantes para planejar e executar os cuidados de enfermagem (DRULLA et al., 2009).”
A visita domiciliar (VD) é um importante instrumento para o processo de educação em saúde (SOSSAI; PINTO, 2010). Nestas visitas a enfermeira procura levantar todo o histórico da puérpera e do RN, bem como levar informações importantes sobre os cuidados com o RN, a higiene pessoal e com o bebê, seguindo um esquema. Predeterminado, em que é preenchido um formulário sobre os dados levantados durante as visitas permitindo que não se omita qualquer dado que necessite ser levantado (Apêndice A). Procura conscientizar a puérpera sobre a importância do aleitamento materno exclusivo. As ações detalhadas da enfermagem na primeira visita domiciliar, segundo orientações do Ministério da Saúde (BRASIL, 2005) estão relacionadas no Apêndice A2.”
Data Vênia, diante das considerações, espero ter atendida em minha petição recursal em relação a questão 20, em sendo a resposta correta, letra “C”.


AS OUTRAS QUESTÕES, NADA A DISCUTIR, PROVA RAZOÁVEL E CREIO, AJUDOU A OPORTUNIZAR A TANTAS PESSOAS QUE ESTÃO NECESSITANDO DESTA COLOCAÇÃO EMPREGATÍCIA.

CUMPRIMENTO AOS ORGANIZADORES DO EVENTO - CONCURSO SAÚDE - EDITAL 003/2015 PELA CONSCIÊNCIA PROFISSIONAL E AOS QUE APROVARAM IOBV EM SISTEMA LICITATÓRIO.

NALY DE ARAUJO LEITE

 

IN ENGLISH


REGARDING PROOF, I HAVE VERY REASONABLE COMMENT THAT WAS TAKING INTO ACCOUNT THE PUBLIC TO WHOM IT WAS DIRECTED MAINLY HEALTHCARE OF THE COMMUNITY.
BUT, I warn THE FEEDBACK OF QUESTIONS 11 AND 20 are debatable, and highly debatable, FITTING RESOURCES.
MY OPINION IS THAT THE ANSWERS ARE MORE ACCURATE:
11 - LETTER "B" NO FEEDBACK PRELIMINARY PRESENTS THE "A";
20 - LETTER "C" THE JIG IS PRELIMINARY AS PRESENTS "B"

COMMENT - ISSUE # 11:

Statement of the question:
In relation to the concepts of territorial, and micro-area coverage area is INCORRECT:

ALTERNATIVE IN JIG PUBLISHED LETTER "A" AS INCORRECT:

A) THE WORD IS ON EVERY TERRITORIALIZATION MICROAREA geographically delimited AND ESTABLISHED. WHERE CAN BE THIS DETER STATIC CONCEPT BASED ON PROCEDURES RÍGIDOS.ADENDO "DESIGN" HEALTH "WOULD BE NEEDED IN TWO STATEMENTS OF RECURRING ISSUES, AND YET SO PROBLEMS would:

My argument based LINK http://www.esp.mg.gov.br/wp-content/uploads/ 2012/09 / ACS-Unit-3-Guide-the-Aluno.pdf BUT MY AIM IS BECOMING "INCORRECT "QUESTION" B "WHY IS THE ANSWER RIGHT.


"In Geography for at least two streams of thought that perceive differently the issue of space.
The first apprehends a naturalized way, as a physical space that is given, where the environment in which we live is something external to the life of sociedade.Para proponents of this concept are the geographic and / or geo-political delimiting spaces - these, given the interests of the state, where the social is another variable - that will define the territory, area, region or locality. This conception, to be adopted by the health sector, for example, the delimitation of the area of ​​responsibility of a Family Health Team, would only provide a place where it operates the base system, that is, the number of families to be considered, location of health facilities and others, the number of teams by area of ​​coverage, distribution of population by age group, among other variables. Such an approach is limited to a static description of the space where it should act the Health Team family.
There is a concept in relation to static description of the health work space. ALTERNATIVE "A"

I will discuss the issues unless ALTERNATIVE "B"
WHAT IS THE KEY CONCEPT OF GEOGRAPHY?
ACCORDING TO ISSUE IS THE "PLACE".
Let's see:

1 - LANDSCAPE: A CONCEPT KEY IN GEOGRAPHY. Emerson Lizandro - and fortlecido in its concept: "Also G. Bertrand develops a landscape analysis framed in this line, making the concept more widespread in geosystem Geografia."http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal12/Teoriaymetodo/Conceptuales/23.pdf&gws_rd=cr&ei=OGvfVvXyHMHAwATm5Y-gCA


2 - Space, a key concept of Roberto Lobato Corrêa geography.
check it: https://naqueleblogtem.wordpress.com/2012/04/26/espaco-um-conceito-chave-da-geografia-de-roberto-lobato-correa/

3 - "Space, a key concept of geography" Roberto Lobato Corrêa, I hope the text is plain and can contribute to the assimilation of the content.
The author begins the text establishing some debate about the word space and its various settings. It quotes from 12 distinctions given by the dictionary to the different meanings also established the most diverse areas and disciplines - mathematicians, economists, psychologists, etc.

BEFORE ANYTHING ELSE POST HERE QUESTION No. 11 OF COMMUNITY HEALTH AGENT OF EVIDENCE - QUESTION # 11 -

question 11
In relation to the concepts of territorial, and micro-area coverage area is INCORRECT:

A) The word Territorialization is connected to each micro area, geographically defined and established.
Where can stop this static concept based on strict procedures.
B) The area contains many places; and place is a key concept of geography. In this portion of space where develops the plot of social relationships of each individual, and produces identification with the place. The meaning of each place is given for its use: instead of producing or consuming place, place of illness and place of healing; place of love and place to fight.
c) Coverage area: is the area of ​​responsibility of a health care facility, based on health surveillance of logic. Supports in geographical accessibility criteria and population flow. This nomenclature is the most suited to the PSF philosophy.
Conceiving the landscape from a systemic perspective, the author presents his
definition:
The landscape is not the simple addition of disparate geographic features.
It is, in a certain portion of space, the result of combining
dynamic, so unstable, elements of physical, biological and anthropogenic that
dialectically reacting on each other, make the landscape one
single and indivisible whole, in perpetual evolution. (BERTRAND, 1972
p.14
Of all the relationships established in conceptualizing place, the meaning of place does not give the "so many uses related to this concept or doctrinal current."
D) MICROAREA: is a segment of the geographical division of the coverage area, composed of households, under the responsibility of a Community Health Agent.




AM IN DEFENCE OPTION B AS INCORRECT.


In settings:


place
masculine noun
1. 1.
delimited part of a space; site, site area.
"I am looking for a l. Reserved to live"
2. 2.
where it is or should be; rank, position, period.
"Its l. He could see who was approaching the house"
3.
When we use words with multiple extensions to move away from its etymological origin.
Besides the lack of identification with the concepts introduced to the various practices, "there is a confusion" in terms of development of current and doctrines.
The emergence of a new role and position as the ACS, relatively new, since ALMA ATA, can be argued in extensions in the various sciences with which mandatorily or do not relate such positions or functions.
In relation Health Programs, ACS, we have in this issue, an example, the issue that brought B definition of place in the 2nd half of INCORRECT question the lexical distance to the terms of his statement.
PLACE IS KEY CONCEPT IN GEOGRAPHY,
In tracing this statement was not outlined the Humanistic Geography, and at the same time that the territory is a result where social relations are realized, if put in the PLACE articulate the forces and social relations, but the result is in the Territory, So:
- A result and a condition for realization of social relations;
- Place has individual meanings ,, and ACS will absorb geographically and relate the meaning of each place, until the love?
How is that?
The geography of the place of love?
The geography of the place to die?
 Geography of the place to get sick?
It is ABSURD!
It was an unfortunate adaptation, still claim that all authors mentioned in (parentheses) within the channel that extracted the 2nd part of the question, none of them behind this concept, start quoting one of the mentioned:

DEFINING PLACE - WRITERS AND GEOGRAPHERS:
1 - Correa, Roberto Lobato. Space: a key concept of geography.
Bibliography

Correa, Roberto Lobato. Space: a key concept of geography. In: CASTRO, Iná Elias, GOMES, Paulo César da Costa, Correa, Roberto Lobato (eds.) Geography: Concepts and Themes. 5th edition. Bertrand: Rio de Janeiro, 2003

"... Place and region, it has been conceptualized differently according to different currents of geography. It is noteworthy, by the way, that the debate has extremely healthy sito because it reveals conflicts, allows, therefore, advances in geographic theory ... the conceptual struggle is not unique geography: to see, for example, the concepts value among economists, social class among sociologists and culture among anthropologists. "(p.16)

http://professoralaisacabral.blogspot.com.br/2011/12/correa-roberto-lobato-espaco-um.html

2 - AUTHOR SOUZA

The place in the world and the world in place the concept of place in geography took numerous interpretations, always having the need to adjectival it, namely, place of existence, co-existence, co-presence, solidarity, happen solidarity, the size of the daily space, singular and subjective. The place in general is a sensible space, that is appropriate to our sense, a space that suits us, a sensitive space. But an oriented space, an orientation space, which allows to answer the question: Where are we? Anyway, it's a space that gives rise to the sense, common sense, the sensible thinking. A place opens to other places and the place of all places, the common place, this is the world. It's fine the difference, therefore, between place and world (SOUZA, 1997). But as the world is dialectical, thus with the place, Souza (1997) states that the posts seem to reveal all the contradictions of the world: places in this world is revealed cruel, wicked, making the daily life of each almost inevitable. The author clearly teaches us about this adjectival and about its importance in understanding the place, really being its objective value, the value of knowledge, another possibility, a protest revolution.
REVIEWED SCIENTIFIC ARTICLES
Santos, Boaventura de Sousa (2013) "Chavez: l'héritage, les défis" Actuel Marx, 54, 101-106
Santos, Boaventura de Sousa (2012) "Plurinationaler Konstitutionalismus experimenteller und Staat Bolivien und in Ecuador," Kritische Justiz, Vol. 45, 2, 163-177.
Santos, Boaventura de Sousa (2012), "Public Sphere and Epistemologies of the South", Africa Development, Vol. XXXVII, No. 1, 43-67.
Santos, Boaventura de Sousa (2012), "The University at a Crossroads," Human Architecture: Journal of the Sociology of Self-Knowledge, X, Issue 1, Winter 2012, 7-16.
Santos, Boaventura de Sousa (2011), "The Crossroads of the European University", Journal of SNESup, 41.
Santos, Boaventura de Sousa (2011), "Epistemologies du Sud" Etudes Rurales, 187, 21-50.
 .http: //www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/viewFile/16506/9215

It presents also "place" as a key concept of geography.
And it's not.
The concept of PLACE appears ultimately in all surveys conducted, as well as merging with the concept of SPACE, and emerging from it.
Much graduation to the concept of PLACE is in this sense that are lost definitions and concepts when "ultrajamos" appropriate hierarchies within the geographical study, PLACE IS SPACE CONSEQUENTIAL DAMAGES, YOUR ROLE AND DEFINITION AND not KEY CONCEPT OF GEOGRAPHY AS THE APPOINTED LETTER B QUESTION 11.
CONFERRING:
http://marcosbau.com.br/posts-variados/conceitos-chave-e-categorias-na-geografia-e-sua-interdisciplinaridade-nas-relacoes-internacionais/
- THE ISSUE 11 CONTENT BACK THAT CAN BE FOUND IN CANAL BELOW MENTIONED:
"The territory is never ready, but constantly changing. While territory is a result, it is also a condition for social relations materialize. And, being built in the historical process is historically determined, that is, it belongs to a . given society in a given location, combining social forces in a particular way the meaning of each place is given for its use: instead of producing or place to eat, a place to get sick and place to heal, a place to love and place . fighting IS INTERNET sUCH PLACES, this sent by Gabriela -. https://www.passeidireto.com/arquivo/1725657/sanare_ano_iv_n1_net1/17
We current and current, thus being certain to some erroneous and discordant for others.


In checking with other exhibitions, we have:
Geographer - YI FU TUAN determines place within the Humanistic chain as the "place" as part of the space for which develop affections from individual experience or social groups. So Tuan author treats the relationship between space and time in building the place. For Yi-Fu Tuan place is an area that was appropriate, turning an indifferent space in place, which in turn implies the relation with time significance of this space and place. "The place is a world of meaning organizado".http://marcosbau.com.br/posts-variados/conceitos-chave-e-categorias-na-geografia-e-sua-interdisciplinaridade-nas-relacoes-internacionais/




Selected Bibliography [edit | edit source]
• TUAN, Yi-Fu. Space and Place: the perspective of experience. São Paulo: Difel 1983.
• TUAN, Yi-Fu. Topophilia: a study of perception, attitudes and values ​​of the environment. São Paulo: Difel 1980.
• TUAN, Y. F. Humanistic Geography. In: Christofoletti, A. (Eds.). Perspectives of Geography. Sao Paulo: Difel, 1982. Chapter 7, p.. 143-164.
• TUAN, Y. F. Landscapes of fear. São Paulo: UNESP, 2006.
References
1. Go up ↑ Luis Lopes Diniz Filho. epistemological foundations of geography. 1. ed. Curitiba: IBPEX, 2009 (Methodology of History and Geography Teaching, 6), p. 164-165.
2. Go up ↑ Yi-Fu Tuan. Topophilia: a study of perception, attitudes and values ​​of the environment. São Paulo: Difel 1980.


According to the lexicon, location is limited to a region or territory to the area of ​​a country, state, province or city. However, most people use interchangeably local words, region, area and territory giving them the same meaning when it comes to the definition of a geographical space. In geography for at least two streams of thought that perceive differently the issue of space. The first apprehends a naturalized way, as a physical space that is given, where the environment we live in is something external to the life of society. For advocates of this concept are the geophysical criteria and / or geopolitical concepts which delimit spaces - these, given the interests of the state, where the social is another variable - that will define the territory, area, region or locality. This conception, to be adopted by the health sector, for example, the delimitation of the area of ​​responsibility of a Family Health Team, would only provide a place where it operates the base system, that is, the number of families to be considered, location of health facilities and others, the number of teams by area of ​​coverage, distribution of population by age group, among other variables. Such an approach is limited to a static description of the space where it should act the Family Health Team. This conception of national space appropriation previously established, is providing or better is effective, when we adopt the concept of health supported by the biomedical model that considers the absence of disease and is defined as pathophysiological changes. So also naturalized biologized and to treat social, is reducing it to a set of individual characteristics, the so-called "social factors", not taking the dynamism of the construction of space as a social process.

Really matter "B" IS INCORRECT


REMEDY IS AN ATTEMPT TO MEDIA IS PUTTING BEST IN A COMPETITION IN TERMS OF CLASSIFICATION, BUT ALSO AN OPPORTUNITY OF DEMOCRATIC CITIZENSHIP YEAR, A MATTER CAN MAKE ANY DIFFERENCE.
THIS IS AN ACTION THAT CAN BENEFIT, BRING GREATER KNOWLEDGE AND CLARIFY DOUBTS. Naly MILK ARAUJO


OTHER MATTER RECURSADA:

# 20

Questão20

Among the tasks of the Community Health Agent during home visits, what action should be developed?

a) pregnant Consultation
b) to visit the newborn and postpartum women
c) Put the day vaccination card, administering vaccines delayed
d) Perform diagnosis of tuberculosis in patients with cough for more than three weeks.



ANSWER I AM Contradicting AND PRELIMINARY ANNOUNCEMENT - LETTER B
ANSWER I'M DEFENDING - LETTER C


EXPLANATORY EXHIBITIONS:


QUESTION 20 - COMMUNITY HEALTH AGENT
Actions to be developed during the visit by ACS.
So, I turn to the "word usage administer" in the first instance by the source
etymology of the word, the rule of all the words of our language:
ADMINISTAR: Administration of etymology is Latin: "Administratio, oni". This is' action to provide help, execution, administration, management, direction.
CANAL: CYBER PORTUGUESE SPEAKING QUESTIONS -https: //ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-etimologia-de-administracao/10616

LETTER C
"Starting the day vaccination card, administering vaccines in arrears."
Evaluative evidence is directed to health.
But the CONTEST is directed to the candidates for the position of ACS (Community Health Agent), so the language should be coordinated to function in event.
The basic point of communication and assertive development of evidence is among
other means to communicate in the same language to candidates who plead for the
same position - HEALTH - ACS - Foundation Level.
On a visit, ACS requests health card for smaller unvaccinated or overdue with their vaccines may be in days and without incurring risks.
The word manage, therefore, falls as coodenar, organize, in terms of monitoring, organization and even coordinate that particular responsibility for the good of the family. direct vaccination room and all procedures within their functions.
The ACS can apply injectable medications or injectable vaccinations?
Yes, provided that trained within the courses that are offered by the Unit.
But until then, I turn to understanding the plavra "administering" as the interpretaçõ of "guiding, helping, directing" the function assigned to it.
I will be more clear by drawing comparison, assuming, NURSING AREA:

"The word management comes from the Latin ad (direction, trend) and minister (subordination or obedience), meaning that it performs a function, a service under one command to another, often being associated with the control function.
In its origin management and control had the characteristics rigidity and coercion, with the evolution of practice and general management theory, forms of control were turning incorporating flexibility, participation and negotiation as strategies.
ADMINISTRATIVE FUNCTIONS
PLAN-ORGANIZE-ADDRESSING RUN-CONTROLLING
 Currently the administration word has undergone a radical transformation, his task became to interpret the objectives proposed by the organization and transform it into organizational action. This is done by:
• Planning
• Organization
• Direction
Execution
• Control
The purpose is to achieve the objectives in the most appropriate way the situation and ensure competitiveness in a highly competitive business world and complex "(Nursing Science - https channel:. // Cienciasdeenfermagem wordpress.com/administracao-em-enfermagem/. )
Administration Settings
Management is an applied social science responsible for planning, organization, direction and control of resources (human, financial, material, etc.) of an organization. Theo Haimann, author of several books on the subject, refers to the administrative task as the activity responsible for determining general policies with a view to establishing projects so that objectives are achieved.
According to Idalberto Chiavenato, Management word comes from the Latin ad which denotes direction / trend, and minister means subordination / obedience. Still with reference to the author through his postmodern view, manage means "create ideal conditions for solidarity so that people can help each other and generate value and wealth efficiently and effectively."
Here are the most recurrent definitions on the subject:
"Managing is to predict, organize, command, coordinate and control." (Jules Henri FAYOL - 1981)
"Running is the process of direct actions using resources to achieve goals." (Jucelio PAIVA - 2011)
"Management is the process of taking and implement decisions on objectives and resource utilization." (Antonio César AmaruMAXIMIANO - 1997)
"Management is the act of working with and through people to accomplish the goals of both the organization and its members." (Patrick J. MONTANA and Bruce H. Charnov - 1998)
"Management is a separate process, which consists in planning, organization, operation and control, to determine and achieve the organization's goals for the use of people and resources." (George TERRY - 1953)
"Management is simply the decision-making process and control over the actions of individuals, for the express purpose of achieving predetermined goals." (PETER DRUCKER Ferdinand - 1989)
"Management is a set of activities aimed at the efficient and effective use of resources in order to achieve one or more objectives and organizational goals." (Reinaldo Oliveira da Silva - 2001)
Therefore, it is understood that regardless of variety and a certain heterogeneity among some definitions and especially despite the plurality actantial concerning the administration, this is a field that covers actions such as the preparation of plans, opinions, reports, projects, arbitrations and awards. Therefore, above all, the administrator has the role of - Plan; Organize; To control; and (in present day) Lead. References: chiavenato.com/institucional/quem-e-idalberto-chiavenato.html
SILVA, R. O. Management Theories. Sao Paulo: Pioneering Thomson Learning, 2001.
Let's see what should or should not do ACS:
The functions of the Community Health Agent
The ACS should monitor the growth and development of children, advise on vaccination campaigns on the use of medications and see if people are medicating correctly on the vaccination schedule of adult and elderly on preventive breast examinations and pre -cancer woman, guiding front of routine clinical examinations, oral health, chronic diseases - diabetes, hypertension and healthy eating habits - to promote education actions for individual and collective health, guidance on the operation and routine health Unit.
What does not fit the Community Health Agent
The ACS can not make dressings, blood pressure check, injections and perform the glucose test (diabetes). These are the nursing staff assignments. http://www.cruzeiro.rs.gov.br/o-papel-do-agente-comunitario-de-saude/
I turn on the issue # 20 of any other alternative to be correct but the alternative of letter C) Place the day vaccination card, administering vaccines in arrears, and the word "running" within not only etymological context, but directed the purpose and audience for which it is intended, ACS.
I claim, although in the specific case, administration of vaccines is not only to injectable administration, there are vaccines given orally and is not prohibited such execution by the ACS.
Answer B is not wrong, but attention given to the vaccination card was a priority among the contributions of ACS among other actions taken, while, from recently, it gave priority to visit with as specific newborn and postpartum women, including and, in 2013, I quote, Project form prepared to visit and care for the newborn and postpartum women by "protocol" as something "innovative": scientific-technical report submitted to compete for the I Prize Inova BH as Notice SMARH No. 01/2013, in the server category.
According to the National Primary Care Policy of the home visit is a common activity for all members of the family health team, and the ACS is a specific and mandatory assignment, whose activities should include:
And yet, the question B was specific in relation to "visit the newly nscido and puerpéria" but this time determined to be the 5th to the 10th day, the specific procedures are for medical and nursing, these two professionals are vital ns actions to be developed in specific time, postpartum period, testify to:
"The home visits meet the guidelines of the Ministry of Health and are held between the fifth and tenth day after delivery. According to the Ministry of Health, assistance in the puerperium must be treated with respect and attention through rigorous clinical evaluation and physical examination of postpartum women and newborns. During the home visit should inform the puerperal about the importance of bra use to prevent engorgement of the breasts, check uterine involution and the surgical wound in the case of caesarean section, and advise on the earliest possible ambulation, inspect the lochia (losses blood, mucus and tissues of the uterus during the postpartum period), edema, ecchymosis, and bruising (BRAZIL, 2006). The puerperal visit aims to evaluate the health status of women and newborns and their interaction; guide the puerperal and family about breastfeeding and basic care RN; clarify about family planning and identify situations of risk or potential problems, so that they can take appropriate measures (BRAZIL, 2006; GUIMARÃES; PRATES, 2006). It also aims to meet the socio-economic conditions and family structure of postpartum women, as well as the practices of care and hygiene of your home. It is essential to let the puerperal express their experiences without fear of being judged thus yielding the maximum information that is relevant to plan and implement nursing care (DRULLA et al., 2009). "
Home visits (RV) is an important tool for health education process (Sossai; PINTO, 2010). During these visits the nurse seeks to raise the entire history of postpartum women and newborns, as well as carry important information about the care of the newborn, personal hygiene and baby, following a scheme. Predetermined in a form which is filled on the data collected during visits allowing not omit any data that needs to be picked up (Appendix A). Raises awareness to postpartum women about the importance of exclusive breastfeeding. The detailed actions of nursing in the first home visit, according to guidelines of the Ministry of Health (BRAZIL, 2005) are listed in Appendix A2. "
Date Worship, given the considerations, I hope I have met in my appeal petition in relation to question 20, in which the correct answer, "C".


OTHER ISSUES, NOTHING TO DISCUSS, REASONABLE EVIDENCE AND I BELIEVE, ASSISTED create opportunities for SO MANY PEOPLE ARE REQUIRING THIS PLACEMENT employment.

COMPLIANCE TO EVENT ORGANIZERS - CONTRACT HEALTH - NOTICE 003/2015 FOR PROFESSIONAL CONSCIENCE AND THAT IOBV ADOPTED IN BIDDING SYSTEM.
Naly de Araujo Leite


OBSERVEM ESSE QUADRO DE 09 DE JUNHO DE 2006

Watch THIS FRAMEWORK 2006 JUNE 09
file:///C:/Documents%20and%20Settings/domicilio/Desktop/Lei%20n%C2%BA%2011.350%20fun%C3%A7%C3%B5es%20do%20agente%20de%20sa%C3%BAde.htm







GENTE, TEM "ALGO" ERRADO OU NINGUÉM OUVIU FALAR EM RETROCESSO DA LEI E ISONOMIA SALARIAL?
PEOPLE, HAS "SOMETHING" WRONG OR ANYONE HEARD IN REVERSE OF LAW AND ISONOMY WAGE?HOW SEE THE WON AGENTS 2016 !!!!
HOW SEE THE WON AGENTS 2016 !!!!



Nenhum comentário: